O que é PJ?

Pastoral da Juventude é a ação coordenada e oficial da Igreja que, tendo os jovens como protagonistas tanto de sua própria evangelização como da evangelização dos outros jovens. Articula organicamente as forças vivas que trabalham na evangelização dos outros jovens, integrando-se na pastoral de conjunto, a partir de um Marco Referencial que assume como base as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil.

Oferece aos jovens um despertar de consciência de vida e verdade, num modelo e estilo de Jesus Cristo, através dos grupos. Assim, eles vêm conquistando espaços na Igreja, a fim de que se transformem em homens e mulheres novos e agentes de construção da nova sociedade.

Opta, preferencialmente, pelos jovens pobres e marginalizados para que aconteça a libertação. Isso significa que estes jovens devem estar presentes de forma prática e marcante na Pastoral da Juventude, sem perder sua identidade cultural e social.

Missão e Objetivo
Fazer pastoral é fazer o que Jesus fez (Lc 4,16-21). Assim a missão primeira da PJ é de EVANGELIZAR a juventude, pela força e dinamismo do próprio jovem, com o apoio de leigos, irmãs e irmãos religiosos, padres, comunidade e paróquias.

Despertar os jovens para a pessoa de Jesus Cristo e desenvolver com eles um processo de formação, a partir da fé, para formar lideres e assessores capacitados a atuarem na própria Pastoral da Juventude, em outros ministérios da Igreja e em seu meio especifico, comprometidos com a libertação integral da Pessoa e da Sociedade: vida de comunhão e participação, ou seja, “Agrupar os jovens numa adesão consciente ao Cristo, que os engaje, como igreja, através da ação transformadora na sociedade e na própria vida.”

Garantir que os grupos de jovens sejam uma experiência de comunidade que leva a partilha da realidade dos jovens que vivem, crêem e ousam construir um outro mundo possível. Guiar na Igreja e na sociedade o exercício da cidadania, o despertar da militância e a proposição de políticas publicas.
Em síntese, o objetivo da Pastoral da Juventude é evangelizar a juventude.

Espiritualidade
É preciso garantir uma formação e uma experiência permanente, continuada e processual que contribua com o fortalecimento da dimensão espiritual do jovem. Nossa opção é de uma espiritualidade da libertação e da opção da Igreja pelos pobres. Podemos dizer então que a espiritualidade das Pastorais da Juventude  é uma espiritualidade da alegria e anúncio de Jesus da vida, com a cara e o jeito da juventude. Por isso, necessitamos investir na nossa formação espiritual, participando e realizando momentos de estudo da Palavra, Escolas Bíblicas e Liturgia e conhecimento do Oficio Divino das Comunidades e da Leitura Orante da Bíblia, para cultivar uma espiritualidade inculturada e ecumênica.

Metodologia
Metodologia é o jeito de fazer. A PJ vem trabalhando uma metodologia participativa. Esta quer libertar as pessoas de tudo que impede o crescimento do ser, levando-as a uma plena comunhão e participação. Diante da complexidade de nossa realidade, muitas são as questões e situações que precisam ser enfrentadas e analisadas com profundidade.

O método Ver-Julgar-Agir-Rever-Celebrar é um método prático de formação na ação que nos tira do comodismo e alienação, desperta a consciência crítica e nos leva a assumir compromissos com nossos irmãos na transformação da sociedade e na construção do Reino de Deus.

Ações e Parcerias
As ações apresentadas pelos/as jovens são desenvolvidas nas comunidades, em níveis diocesanos e regionais. A PJ vem descobrindo o  valor nas parcerias, pois alguns trabalhos estão integrados com a Catequese de Crisma, Pastoral Vocacional, Equipes Missionárias, Pastorais Sociais e Movimentos Eclesiais e Sociais.

A PJ tem participado e acompanhado a preparação dos Intereclesiais de CEB’s, as Semanas Sociais Brasileiras, o Grito dos/as Excluídos/as e a Campanha da Fraternidade.

As ações permanentes das Pastorais da Juventude são permanentes também para a PJ e tem sido fortalecidas em todo o Brasil. Pode-se citar o Dia Nacional da Juventude, as Missões Jovens, o Grito dos/as Excluídos/as. Semana da Cidadania, Semana do/a Estudante que, em muitos lugares, envolvem vários grupos em torno de temas relevantes para a sociedade.

Algumas dioceses e regionais realizam campanhas em defesa da vida da juventude, tal como: “A juventude quer viver...” com ênfase nos seguintes temas: saúde e lazer, trabalho e educação e contra a redução da maioridade penal.

Projetos
São cinco os projetos que a PJ assume visando colaborar na transformação da realidade.

1. A Juventude quer viver – traz luz para responder, com coragem, ao desafio das realidades sofridas pelos/as jovens tais como: genocídio, violência, prostituição e drogas.

2. AJURI (conhecendo a diversidade da juventude indígena, ribeirinha, rural e quilombola) – quer ser uma proposta que contribua na afirmação da identidade cultural e social dos/as jovens indígenas, quilombolas,ribeirinhas e rurais, e a construção de uma pedagogia que respeite estas realidades.
 
3. Mística na Construção – lançamos um olhar sobre a quantidade de jovens que buscam algo para participar. Em especial aos/às jovens da crisma e àqueles/as que manifestam o desejo de aprofundar a vivência de sua fé.

4. Caminhos de Esperança (Formação de lideres e assessores/as) – propomos respostas à ausência de assessores/as e lideranças que contribuam para um planejamento que concretize e acompanhe a vivencia de um processo de educação na fé.

5. Teias da Comunicação – possibilitará responder aos desafios da falta de articulação e informação, de sentido de pertença a proposta pastoral, e ao isolamento  gerado pelas distancias geográficas.

Organização
A Pastoral da Juventude, a partir do seu 5º Encontro, definiu que sua organização é formada pelos grupos de jovens, pela Ampliada da Pastoral da Juventude, pelo Encontro Nacional, pela coordenação nacional, pela comissão nacional de assessores e pela secretaria nacional da PJ. Inseridos na igreja do Brasil, nossos referenciais em âmbito nacional são os bispos da CNBB encarregado de acompanhar a evangelização da juventude no Brasil e o encarregado do Setor Juventude, também da CNBB. A mesma orientação vale para as instancias dos Regionais da CNBB.

Símbolo
 
 
O símbolo da Pastoral da Juventude surgiu de um concurso nacional realizado entre o final dos anos 80 e início dos anos 90. Foi Criado pelo então jovem Cristiano, do Regional Sul I, hoje já adulto e casado.

O símbolo da PJ representa uma cruz estilizada, como se ela estivesse deitada no chão, servindo de estrada, um caminho, rumo à “Civilização do Amor”, tão citada em nossos documentos e proferida pelo saudoso Papa Paulo VI para os jovens de todo planeta.

A cor vermelha do nosso símbolo é a cor da paixão. Paixão pelo novo, pelo protagonismo juvenil, pela utopia. E quando realmente estamos apaixonados, a gente respeita, a gente cuida, a gente ama. Enfim, amar nos leva a “Civilização do Amor”.

Mas afinal, o que é essa “Civilização do Amor”? A “Civilização do Amor” nada mais é que a concretização do reino de Deus aqui na terra. Nós acreditamos que o Reino de Deus se iniciará aqui quando o homem novo e a mulher nova tomarem consciência que um outro mundo é possível.

Prioridades
1. Fortalecimento dos grupos de base
A Ampliada de Palmas reforça a opção pelos grupos de base e destaca a necessidade do seu fortalecimento, compreendendo o grupo de jovens enquanto lugar inspirado na comunidade dos discípulos de Jesus, onde o/a jovem cultiva amizade e partilha a vida, se organiza e é motivado a viver o processo de Educação da Fé, estruturando e articulando melhor seu Projeto de Vida pessoal e social.
 
2. Ação missionária (Missionariedade)
A Pastoral da Juventude reforça a missionariedade presente em toda a sua trajetória, entendendo a ação da PJ como essa ida sempre ao encontro dos/as jovens em suas diversas realidades, para anunciar o Cristo Ressuscitado e o seu Projeto de vida em abundancia para todos/as, resgatando seus valores e ajudando-os/as a desenvolverem as suas potencialidades, para que sejam jovens autônomos, conscientes do seu papel na historia e na sociedade.

Por fim...
“É preciso continuar amando, acreditando e investindo na Pastoral da Juventude e torná-la cada vez mais desejada por toda a Igreja que, ao contemplá-la na sua originalidade, vai percebendo ser ela uma proposta séria e consistente de envolvimento e formação integral da juventude, através do protagonismo, da simpatia, do profetismo no mundo e do amor incondicional de Jesus Cristo e a Igreja que ele fundou. É preciso “privilegiar na Pastoral da Juventude processos de educação e amadurecimento na fé como resposta de sentido e orientação da vida e garantia de compromisso missionário” (Documento de Aparecida, 446d).


Fontes:
Pastoral da Juventude: um jeito de ser e fazer. Orientações para a caminhada: um CORPO em construção. Org. Lourival Rodrigues da Silva. São Paulo: CCJ, 2009.
Plano Diocesano da Pastoral da Juventude, Diocese da Campanha – MG. Juventude e Missão “ Pouco a pouco, passo a passo, o caminho se faz.”São Paulo: CCJ, 2009.

O MELHOR DO LESTE II