30 de março de 2011

Vem Sonhar também!! - Construindo a PJE nas Escolas publicas

O Projeto “Vem sonhar também – Construindo a PJE nas Escolas Públicas” pretende estimular o surgimento de lideranças protagonistas do seu meio, através da metodologia da Pastoral da Juventude Estudantil (PJE) nas Escolas Públicas.
As Temáticas:  Por que atuar na Escola?, Por que ser grupo de jovens?, Por que ser PJE: A proposta missionária da PJE, A pessoa do coordenador e do assessor, Planejamento Pastoral, A especificidade da PJE na Escola Pública, As dimensões da formação integral, Como iniciar um grupo de jovens na Escola.


Inscrições

As fichas de inscrição devem ser enviadas ao CMJ até o dia 25 de abril - Rua Lavras, nº 185, São Pedro (dentro do Colégio Dom Silvério) – Atendimento de Segunda a sexta das 13H às 19H.
Informações: Tel. 3261-1581 ou 3261-2686 e pelos e-mails
cmjbh@marista.edu.br recepcao.cmj@marista.edu.br




22 de março de 2011

Encontro de Formação para catequistas

O Sacramento da Crisma confirma a maturidade da opção por Jesus Cristo e exige catequistas bem preparados. Com o trabalho do Centro de Apoio à Crisma, O CMJ contribui na formação dos catequistas

que assumem a missão de orientar os adolescentes e jovens nesse momento importante da sua vida cristã. O Encontro de Formação para Catequistas de Crisma é

uma grande oportunidade para aprendizado e troca de experiências... Esperamos por você!






Data: 08 a 10 de Abril.



Local: Recanto Marista, REMAR, em Areias – Ribeirão das Neves.


Horário: Começa na Sexta-feira a partir das 19:00H até domingo as 13:00H.


Informações:

Tel. 3261-1581 ou 3261-2686 e pelo e-mail cmjbh@marista.edu.br e recepcao.cmj@marista.edu.br



21 de março de 2011

Jovens são os que mais sofrem com desemprego

Estudo do Ipea mostra percepção dos brasileiros sobre mercado de trabalho e qualificação profissional



O Ipea divulgou na manhã do dia 16, quarta-feira o Sistema de Indicadores de Percepção Social – trabalho e renda.O estudo foi apresentado na sede do Ipea, em Brasília,  pelo técnico de Planejamento e Pesquisa Brunu Amorim e teve transmissão ao vivo pelo site do Instituto.
Sobre os inativos, o estudo mostra que a maioria dos homens que nunca procuraram emprego é de  jovens. As mulheres, de forma geral, correspondem a 88% das pessoas que nunca procuraram emprego. Entre as causas citadas mais comuns para a inatividade estão problemas de saúde, salários baixos, afazeres domésticos e falta de qualificação profissional.

Desempregados
De acordo com a pesquisa, cerca de 45% dos desempregados procuram trabalho há mais de 6 meses. Cerca de 25% estão há mais de um ano procurando trabalho. Para Brunu Amorim, essa situação é preocupante porque representa risco de uma perda de habilidades e vínculos profissionais. Além disso, observa-se que o desemprego se concentra entre os mais jovens.  

Acesso à renda
Quanto ao acesso à renda, o estudo revela que a maioria dos trabalhadores informais não recebe um terço de salário nas férias nem décimo terceiro salário, enquanto entre os trabalhadores formalizados mais de 97% recebem seus direitos trabalhistas em dia. Cerca de 18% dos trabalhadores formais entrevistados afirmaram que o valor de seu salário não está registrado corretamente na carteira de trabalho, número considerado alto pelos pesquisadores.
O estudo aponta que os trabalhadores por conta própria acreditam que as medidas que mais contribuiriam para a melhoria do desempenho de seus empreendimentos seriam diminuição dos concorrentes e aumento dos clientes (41,2%), menos impostos e taxas (14,9), facilidade de acesso ao crédito (14,3), entre outros.

Previdência
Enquanto 95% dos trabalhadores formalizados contribuem para a previdência, cerca de 68% dos não formalizados não contribuem. Destes, cerca de 55% alegam não que contribuem com a previdência por não ter renda suficiente. Entre os trabalhadores por conta-própria e empregadores de pequeno porte, 41% não contribuem com a previdência.

Mapa da Violência 2011

Como uma boa base para estudos e discussões, o Mapa da Violência 2011 está disponível em PDF pelo endereço: 
Baixe, leia, comente e nos escreva um texto para publicarmos no blog!

FONTE: http://www.sangari.com/mapadaviolencia/

Brasil é o 6º no ranking de homicídio de jovens


O Brasil é o sexto país no ranking de homicídios entre jovens. De acordo com o estudo Mapa da Violência 2011, divulgado nesta quinta-feira pelo Ministério da Justiça, a taxa de homicídio entre jovens de 15 a 24 anos subiu de 30 mortes por 100 mil habitantes, em 1998, para 52,9, em 2008. Nesse período, o número total de homicídios registrados no país cresceu 17,8%, ao passar de 41,9 mil para 50,1 mil.

De acordo com o autor da pesquisa, Julio Jacobo, os homicídios são responsáveis por39,7% das mortes de jovens no Brasil. O estudo aponta que as taxas mais elevadas, acima de 60 homicídios em cada grupo de 100 mil jovens, estão na faixa dos 19 aos 23 anos de idade.

– O jovem morre de forma diferente na atualidade. A partir da década de 1980, houve um novo padrão de mortalidade juvenil –, destacou o pesquisador.

Para o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, esse quadro de violência entre jovens no país exige das autoridades públicas uma profunda reflexão.

– Isso coloca sobre os nossos ombros desafios, aos quais temos que responder com integração e superação de obstáculos, para que possamos ter uma política nacional de combate à violência que surta efeitos.

Cardozo anunciou que vai desenvolver um sistema de informação que mostre o mapa da violência em tempo real.

– Apesar de todo esforço dos pesquisadores, as bases de dados disponíveis são de 2008. Temos uma defasagem de três anos. Não temos uma situação atualizada em tempo real do crime. É impossível ter uma ação de segurança pública sem informação.

Segundo ele, a política de repasse de verbas aos estados será condicionada a esse sistema.

– A ideia é que isso seja transparente, ou seja, que a sociedade possa acompanhar em tempo real onde acontecem os crimes.

19 de março de 2011

Novo site da PJ Mariana no ar!

Acaba de ser lançado o novo site da Pastoral da Juventude da Arquidiocese de Mariana. O site vem cheio de novidades e com layout completamente renovado. As mudanças foram implementadas pela equipe Teias Marianas, responsável pela comunicação da PJ na arquidiocese. Além das mudanças no layout e conteúdo, o site também tem novo endereço (http://www.pjmariana.org/).


O novo formato do site busca facilitar o acesso dos jovens a informações e materiais da PJ. A ideia da equipe é utilizar recursos de incorporação de conteúdo que permitam o gerenciamento por várias pessoas, garantindo que o site seja sempre alimentado com conteúdos novos.

O lançamento oficial aconteceu durante a reunião da equipe Teias Marianas na cidade de Antônio Carlos/MG, no dia 19 de março.

Fonte: Agência de Notícias PJ Mariana (http://pjmariana.blogspot.com/)

5 de março de 2011

Semana da Cidadania na Diocese de Guanhães - MG

2802 Foto 3.JPG"Se você treme de indignação perante uma injustiça no mundo, então somos companheiros." (Che Guevara)

A Semana da Cidadania, 14 a 21 de abril de 2011, reforçará em nós a convicção de que somos responsáveis por todos os que hoje vivem na terra, isso envolve o nosso trabalho missionário. E seremos responsáveis por todos os que ainda viverão sobre a face da terra, depende de nosso cuidado com a humanidade hoje, a certeza de um futuro saudável. Por isso o tempo de começar é AGORA! 

Comecemos por preparar nosso próprio canteiro de fé. Para isso, precisamos preparar bem a terra por meio da humilde oração diária, pedindo forças e perdão. Precisamos passar o rastelo no solo, vencendo nosso orgulho. Precisamos preparar o canteiro guardando os mandamentos da Lei de Deus da melhor maneira que pudermos. Não existe melhor lugar para nutrir as sementes de nossa fé do que viver em comunidade. Aí sim, a partir da vivência em comunidade, podemos ser mais fortes, fazendo acontecer os sonhos que alimentam a vida do Povo de Deus.

Seria muito mais fácil e cômodo cruzar os braços, deixar que outras pessoas façam, que outros evangelizem... mas...

"Ai de mim se eu não Evangelizar..."

Não pode faltar especialmente nos jovens o sonho de "fazer acontecer". É preciso atitude de querer fazer e de querer mudar. Não fiquemos indiferentes. Olhando tantos de nossos irmãos e irmãs que clamam pelos seus direitos e uma vida digna, reflitamos sobre o "ser jovem", que é essa terra boa de que nascem grandes árvores que dão tantos frutos para a sociedade. 

No frigir dos ovos, o recado é simples: a PJ busca somar esforços para que todos juntos possam anunciar, com discernimento e responsabilidade, o Evangelho de Jesus, e conta com você, JOVEM!
                                              

Irmã Ângela Freitas -
 Pastoral da Juventude



Agenda Pastoral da Juventude
Abril/ 2011

" 02 e 03/04 - Encontro Missionário, em Guanhães, MG.
" 08 a 10/04 - Seminário do Laicato, em Betim, MG.
" 09/04 - Animação e Dinamização, em Peçanha, MG.
" 14 a 21/04 - Realização da Semana da Cidadania nas
                     paróquias da Diocese de Guanhães. 

4 de março de 2011

Inscrições abertas para os cursos de formação!!!! Belo Horizonte...

Salve, Salve ... JUVENTUDE

Estão abertas as inscrições para os cursos do Centro Marista de Juventude.
Este ano conta com a parceria da equipe de articulação da PJ e do IPJ leste2.

Inscrições:
Centro Marista de Juventude - CMJ
http://www.cmjbh.com.br/
E-mail: caugusto@marista.edu.br e cmjbh@marista.edu.br
Tel. 3261-1581 - - 3261-2686
Rua Lavras, 185 – São Pedro – BH
(anexo ao colégio Dom Silvério)
Atendimento de 13H as 19H

Segue a programação dos mêses de Abril e Maio.

01 a 03 de Abril - Formação de lideranças para Pastoral da juventude.
Local: Colégio Marista de Contagem - Começa na sexta a noite até domingo a tarde.
Capacitar jovens lideranças dos grupos para o serviço de articulação da Pastoral da Juventude em sua Paróquia e Foranias.

08 a 10 de Abril - Intensivo para Catequistas.
Local: Colegio Dom Silvério - BH - Começa na sexta a noite até domingo a tarde.
Preparar catequistas para o melhor trabalho na comunidade.

10 de Abril - Na Trilha do grupo de jovens.
Local: Colegio Dom Silvério - BH - Domingo de 09:00H as 17:00H
Capacitar jovens participantes de grupo de jovens para a melhor utilização do subsídio “Na trilha do grupo de jovens”.O subsídio é um conjunto de 6 livros de encontro que traz a temática do processo de educação na fé.

15 de maio - Como Iniciar um grupo de Jovens.
Local: Cúria Regional Nossa Senhora Aparecida - Contagem - Domingo de 09:00H as 16:00H
Traz pontos que indicam como iniciar um grupo de jovens, seguindo um caminho que parte da pessoa do/a jovem até o planejamento da vida em grupo. Seu objetivo é construir grupos em todos os espaços onde vivem os/as jovens como sinal de Belém, uma periferia do mundo que acolheu o salvador.

_______________________________________________________
Acesse também pjbh.bpgspot.com

O MELHOR DO LESTE II